Por Letra

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

domingo, 28 de outubro de 2012

Peça de Teatro - Proclamação da República

ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE

Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos.

Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia.

Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos.

CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura.

Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

Interpretação do Texto - Proclamação da República

Esse texto demonstra muito bem que a proclamação da República não foi uma reivindicação das massas, mas um golpe de Estado.

Importante mostrar para as crianças que a Monarquia não é incompatível com democracia, sendo que hoje em dia algumas das maiores democracias do mundo são monarquias e algumas das maiores ditaduras adotam o sistema presidencialista.

Há uma falha no sistema educacional que deve ser preenchida pelo professor, justamente quanto ao significado da monarquia e a compatibilidade desse com a democracia, uma vez que durante muitos anos se ensinou que esse regime é autoritário e cruel.

Essa atividade se constitui de um texto e de uma série de atividades com o fim de fazer as crianças interpretarem o texto, principalmente com relação a substantivos próprios (nomes de pessoas, lugares), uso da letra maiúscula, nomes de vultos históricos e coisas do tipo.

Trata-se de uma atividade que trabalhará diversas disciplinas, mais especificamente Português e História.

Cabe ao professor orientar e educar que tanto o Império, quanto a República são formas legítimas e democráticas de governo, dependendo do perfil autoritário, ou democrático, de quem ocupa o posto de chefe do Executivo, dos legisladores e, ainda e principalmente, como vivemos em uma República, em quem as pessoas votam.

Oportunidade para quebrar algumas posturas lamurientas como que todo político é corrupto, uma vez que quem vota é o povo.

Incentivar os alunos a conversar sobre compras de votos, armações de políticos corruptos para se elegerem e formar uma consciência cidadã nos alunos, aproveitando, ainda, se o ano em que a atividade for proposta, for ano de  eleições.

Link para a atividade:
http://www.4shared.com/get/e_jD3b01/texto_Proclamao_da_Repblica_co.html

Enigma - Proclamação da República

Essa atividade apresenta um enigma em que a criança irá colocando as primeiras letras de cada figura representada na atividade, na sequência em que são apresentadas, e formará um nome relacionado à data da proclamação da República.

Nesse caso formará o nome de Marechal Deodoro da Fonseca.

Quando for falar de Proclamação da República, importante o professor estudar um pouco "extra livros", uma vez que os livros escolares apresentam a proclamação da República como uma reivindicação popular, quando, na verdade, foi um golpe.

A população, ao ver o desfile, os militares nas ruas proclamando haver uma República, na verdade, a população nem sabia o que estava acontecendo.

Cabe ao professor dar um ensino de qualidade para os alunos, uma vez que fala-se muito em recursos, dinheiro e investimentos na Educação, quando há países em que as crianças estudam em salas precárias em instituições mantidas pela iniciativa privada (Igrejas, ONGs...) e o ensino é de qualidade superior ao do Brasil.

Como dizemos, reivindicar melhores condições de trabalho, melhores recursos, tudo isso é interessante e necessário, mas não adianta investimento com um Estado tentando fazer das escolas um meio de angariar votos e uma forma de alienação das nossas crianças.

Se vocês ainda não perceberam, esse blog é um blog de Direita.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pacotão memes.

A Ideia dessa atividade é colocar vários memes dentro de uma HQ, incentivando os alunos a produzirem textos em formato de HQ.

Essa atividade pode ser proposta durante a aula de informática, ou até mesmo, fazer um trabalho de colagem, em que seriam impressos diversos memes em uma folha e os alunos recortariam, colariam e escreveriam a HQ em balões de fala desenhados por eles mesmos.

O professor pode fazer uma lista dos memes com a descrição, para que cada um deles serve, mostrando para os alunos opções de história, recriar história, recontar uma história de discurso indireto passado para discurso direto com balões de fala e vice-versa.

Sugere-se, ainda, que o professor crie uma HQ com os memes e seja proposto para os alunos recontarem a história em discurso direto e indireto.

Existem inúmeros sites que apresentam HQs e fica a dica de um site em que é possível baixar imagens de vários memes, inclusive no formato vetorial.

http://vectormeme.blogspot.com