Por Letra

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

quarta-feira, 31 de março de 2010

Cruzadinha Legal - R e RR

Atividade de Cruzadinha para trabalhar as Dificuldades Ortográficas relativas ao emprego do R e RR

Caça-Palavras Divertido

Caça-Palavra para trabalhar Dificuldades Ortográficas com as letras R e RR

Cruzadinha Genial - G e J

Atividade de Dificuldades Ortográficas sobre o emprego das letras G e J

Caça-Palavras Legal - N e NH

Atividade de Caça-Palavras com palavras escritas com N e NH

Encontre Seis Borboletinhas

Atividade em que as crianças aprenderão a identificar como se desenha uma borboleta e poderão pintar os elementos encontrados na paisagem.

Parlendas, Cantigas Folclóricas...

Mais de 20 cantigas, parlendas e músicas infantis. Não foi colocado "Atirei o Pau no Gato" por ser politicamente incorreta, também algumas músicas infantis foram omitidas porque se parecem mais com histórias de assombração. Clique aqui para baixar o DOC

quarta-feira, 24 de março de 2010

Represente a Expressão

Atividade em que a criança vai desenhar a expressão facial de alegria e tristeza. Essa atividade ajuda às crianças a identificar as expressões faciais de alegria e tristeza e a se expressar de maneira gráfica através de desenhos.

Pinte os Animais que Estão Escondidos Nessa Mata

Atividade em que a criança procurará os desenhos procurará representações gráficas de animais. Essa atividade ajuda às crianças a identificar representações gráficas de animais e a identificar quais animais essas representações indicam, uma vez que estão de forma parcial e misturados à paisagem.

Complete o Trem Pintando-o com Muitas Cores

Atividade em que a criança desenhará os outros vagões do trem e pintará o desenho. Fiz dois desenhos na mesma folha para economizar papel.

Cante Com os Colegas e Imite os Movimentos

Letra da música "Pintinho Amarelinho" para as crianças cantarem e fazerem os movimentos.

Piloto e os Pintinhos

Atividade de produção de texto que ilustra uma sequência de acontecimentos no estilo HQ (história em quadrinho) em que o aluno deverá contar os acontecimentos de maneira sequencial e ordenada. Atenção para os elementos gráficos que indicam movimento, indicam expressões e sentimentos, como as gotas sobre as cabeças dos animais, linhas indicando movimentos rápidos, poeira levantada pela parada brusca, etc.
VISITE OS NOSSOS ANUNCIANTES E TENHA ACESSO A MUITO MAIS MATERIAL.

terça-feira, 23 de março de 2010

Visitei e recomendo


Cusros sobre Alfabetização
www.eadunicid.com.br/extensao
Aulas - E. Fundamental 1
www.videoaulasonline.com.br

segunda-feira, 22 de março de 2010

Você Conhece a Cantineira da Sua Escola

Atividade em que as crianças escreverão o nome das cantineiras da escola nos diferentes períodos, diurno, vesperpino e noturno.

Escreva um Cartão Agradecendo a Cantineira pela Merenda que Prepara com tanto amor e carinho

Atividade para recortar e escrever um cartão desejando felicidades à cantineira pelo seu dia.

Dia da Cantineira

Atividade para colorir sobre o dia da cantineira.

Cardápio - Dia da Cantineira

Atividade para elaborar um cardáío semanal das coisas que as crianças gostariam de comer na escola para o dia da cantineira.

Dia da Cantineira

Atividade para colorir sobre o dia da cantineira.

Dia da Cantineira


Atividade para colorir para o dia da cantineira

Coleção Dia-a-Dia do Professor - Amarela


09 Volumes da Coleção Dia-a-dia do Professor - Coleção Amarela. Se estiver faltando alguma coisa, por favor, enviar o link para eu completar a coleção. Voltem sempre que o blog é sempre atualizado. Alguns volumens eu consegui no link "Alfabetizar Crianças" e Curso sobre alfabetização. Acesse os nossos anunciantes e tenha acesso a muito mais material
Volume I
Volume II
Volume III
Volume IV
Volume V
Volume VI
Volume VII
Volume VIII
Volume IX

domingo, 21 de março de 2010

Coleção Dia-a-Dia do Professor - Azul

Quem tiver os volumes faltantes entre em contato. Continuo procurando. Volte no nosso blog em breve que teremos a coleção completa.

Volume II
Volume III
Volume IV
Volume V
Volume VI
Volume VII
Volume VIII
Volume IX
Volume X
Volume XI

quinta-feira, 18 de março de 2010

Encaixe as Palavras de Acordo com o Som do S

Atividade em que o aluno vai pegar as palavras espalhadas pela página e reescrevê-las de acordo com a sonoridade. Essa atividade me pareceu com o nome escrito de maneira equivocada, uma vez que sua ideia central é copiar as palavras escritas com "s" na coluna da esquerda e com "z" na coluna da direita. Essa atividade eu consegui num dos links dos nossos patrocinadores. Acesse o nosso anuncio Google e veja sites com muito mais materiais.

Os Milhares


Atividade de apresentação dos números unidades, dezenas e centenas de de milhar. Essa atividade trabalha apenas com números bem redondos, como 1.000, 100.000, 900.000, mas a partir desses números pode-se desenvolver uma compreensão maior sobre a formação de números grandes e suas aplicações.

A Raposa e o Corvo

Fábula que conta a história de uma raposa e suas artimanhas para roubar o queijo de um corvo. Como toda fábula, esta tem um ensinamento moral, a "moral da história" e, neste caso, possui um pequeno glossário com algumas palavras do texto. Nessa atividade eu coloquei um ruído na parte mais escura do desenho para economizar toner.

quarta-feira, 17 de março de 2010

O Piquenique

Atividades vinculadas a um texto entitulado "O Piquenique" para se trabalhar a letra Q em especial, mas um trabalho contextualizado e vinculado à história presente no texto principal, com atividades como cruzadinhas, produção de texto e atividades correlatas.

O Piquenique

O Ovo Diferente

História em duas páginas com atividade para as crianças desenharem e descreverem como era o ovo de páscoa, de acordo com a narrativa presente no texto.

Símbolos da Páscoa

Atividade que enumera os símbolos pascais e o seu significado dentro do contexto do Ensino Religioso, tradição católica e sentido cultural da Páscoa. Atividade a ser trabalhada sob diversos pontos de vista.

Coelho da Páscoa

Desenho com linhas bem espaçadas para possibilitar que a criança enfeite o coelho com papel picado e cola, cola glíter, pó colorido, tinta... Use a criatividade dos seus alunos e enfeite o desenho com diferentes tipos de mateirais

Feliz Páscoa

Atividade para colorir sobre a Páscoa

Ligue os Pontos e Pinte o Desenho

Atividade em que a criança vai trabalhar a coordenação motora, contornando o pontilhado, desenhando o coelho e depois vai pintar o desenho.

A Caminhada

Atividade em que a criança vai representar a caminhada de um índio pela floresta em linguagem matemática, fazer contas de adição com 3 dígitos (unidades, dezenas e centenas) e produzir um texto sobre essa caminhada.
Algumas atividades foram retiradas dos sites que anunciam neste blog. Click nos nossos patrocinadores e tenha acesso a muito mais material.

O Palhaço Está Perdido

Labirinto em que a criança segue por onde tem a palavra "circo" evitando o percurso escrito "cerca", no que auxilia a criança na identificação de palavras parecidas.

Caça-Palavra

Caça Palavra em que a criança vai procurar no diagrama os nomes das personagens do circo. Atividade de dificuldade ortográficas que trabalha o "ç", "lh", proparoxítonas, "cr" "gr", "lh", "nt" "rs", til, entre outras

Jogo dos Sete Erros - Circo

Jogo dos sete erros que ajuda as crianças a prestar atenção aos detalhes e a lançar um olhar mais analítico e crítico sobre os desenhos.

terça-feira, 16 de março de 2010

Coleção Te-Le-Co-Te-Co - Alfabetização

Coleção em 5 volumes para alfabetização de crianças com exercícios, e atividades lúdicas
Volume I - Vogais
Volume II - Letras B a G
Volume III - Letras H a M
Volume IV - Letras N a S
Volume V - Letras T a Z
Essa atividade eu consegui pesquisando nos links dos nossos patrocinadores. Visite nossos patrocinadores e encontre mais material para auziliar nas atividades diárias.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Alfabeto Ilustrado

Alfabeto ilustrado da coleção Favinho de Mel com palavras complexas, inclusive dificuldades ortográficas. Os cartazes possuem nomes complexos como kaliado, waikiry e Ytérbio, que são animais.

Baixar via 4Shared

sábado, 13 de março de 2010

Tin-do-le-lê Ortografia - 4º e 5º Ano (antigas 3ª e 4ª séries) do Ensino Fundamental (6 e 7 Anos) - Dificuldades Ortográficas


Coleção Tin-do-le-lê com 4 volumes para alfabetização de crianças de 4º e 5º anos com dificuldades ortográficas. Os links levam a contas do PicasaWeb. Para baixar todas as atividades de maneira mais confortável é necessário ter instalado no computador o aplicativo Picasa.
Volume I
Volume II
Volume III
Volume IV

sexta-feira, 12 de março de 2010

O Outono

Texto de Cecília Meireles sobre um pomar para trabalhar o tema "outono" que serve de base para a criança redigirem a própria narrativa ou desenho sobre um pomar só dela.

O que é, o que é? - Outono

Uma série de adivinhas cujas respostas sejam as estações do ano ou frutas, tema do outono.

Início do Outono

Desenho de uma melancia tipo cartoon para colorir sobre o início do Outono.

Início do Outono

Desenho de uma melancia tipo cartoon para colorir sobre o início do Outono.

Caça-Palavras - Outono

Caça-Palavras em que as crianças deverão encontrar os nomes de seis frutas.

Cruzadinha - Outono

Cruzadinha em que as crianças terão que formar o nome de seis frutas utilizando as letras da palavra "FRUTAS" que o exercício trás impresso.

O Cavalo


Ilustrações para servirem de motivação para os alunos escreverem uma narrativa sobre um macaco que laçou um cavalo e acabou sendo jogado no rio.

Vida de Passarinho

Texto que faz referência à Canção do Exílio de Gonçalves Dias e aproveita para trabalhar interpretação de texto e temas relacionados à ecologia.